Parar de fumar pode ser um processo difícil e demorado. No entanto, ficar longe do tabaco é a parte mais demorada e mais importante do processo. Todos os dias você deve tomar a decisão de não fumar hoje.

Cada dia que passa sem você fumar é uma pequena vitória, e tudo isso resulta em uma grande vitória ao longo do tempo.

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Como posso superar os momentos difíceis depois de parar de fumar?

  • Nos primeiros dias após parar de fumar, passe o máximo de tempo possível em locais públicos onde não é permitido fumar. (Em bibliotecas, shopping centers, museus, teatros, restaurantes que não possuem bares e igrejas, geralmente não é fumado).
  • Cuide-se mais. Beba água, coma bem e durma o suficiente. Isso pode ajudá-lo a obter a energia necessária para lidar com o estresse.
  • Não beba álcool, café ou qualquer outra bebida que você associe ao fumo por pelo menos vários meses. Experimente algo diferente, talvez diferentes tipos de sucos de frutas 100%, bebidas esportivas e águas. Tente consumir bebidas com poucas calorias ou sem calorias.
  • Se você sente falta de ter um cigarro na mão, pegue outra coisa, por exemplo: um lápis, um clipe de papel, uma moeda ou uma bola de gude.
  • Se você sente falta de algo na boca, experimente palitos de dente, paus de canela, chicletes sem açúcar, picolés sem açúcar ou aipo. Algumas pessoas mastigam um canudo ou canudo para mexer as bebidas.
  • Evite a tentação de ficar longe de atividades, pessoas e lugares que você associa ao fumo.
  • Construa novos hábitos e crie um ambiente livre de fumaça ao seu redor.
  • Prepare-se para lidar com situações ou crises futuras que podem levá-lo a fumar novamente e pense em todas as razões importantes pelas quais você decidiu parar. Para se lembrar desses motivos, coloque uma foto das pessoas que são mais importantes para você em um local onde você a veja todos os dias, ou mantenha uma foto dessas pessoas no seu celular.
  • Respire fundo para relaxar. Imagine seus pulmões cheios de ar puro e fresco.
  • Lembre-se de seu objetivo e do fato de que seus desejos diminuirão com o tempo.
  • Pense em como é maravilhoso parar de fumar e levar uma vida mais saudável. Se você começar a ceder à vontade de fumar, lembre-se do seu objetivo. Lembre-se de que parar de fumar é um processo de aprendizagem. Seja paciente consigo mesmo.
  • Escove os dentes e desfrute do sabor refrescante.
  • Faça curtas rodadas de exercícios (como alternar entre tensionar e relaxar os músculos, fazer flexões e agachamentos, subir escadas ou tocar os dedos dos pés).
  • Ligue para um amigo, parente ou ligue para uma linha direta quando precisar de ajuda ou suporte extra.
  • Coma de quatro a seis pequenas refeições ao longo do dia, em vez de uma ou duas grandes refeições. Isso mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, sua energia em equilíbrio e ajuda a prevenir o desejo de fumar. Evite alimentos doces ou picantes que podem fazer você querer fumar.
  • Acima de tudo, recompense-se por fazer o seu melhor. Faça isso quantas vezes forem necessárias para se manter motivado. Planeje fazer algo divertido.

Quando você “sente o desejo”

Os desejos são reais, não são simplesmente devidos à imaginação. Quando você sente “desejo”, também pode notar sua mudança de humor. Além disso, aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Experimente essas dicas para superar esses tempos e não desista; ânsias irão diminuir:

  • Mantenha substitutos disponíveis para que você possa chupar ou mastigar; como cenouras, pepinos, maçãs, aipo, passas, chicletes sem açúcar ou doces.
  • Saiba que a raiva, a frustração, a ansiedade, a irritabilidade e até a depressão são normais depois que você para de fumar e irão diminuir à medida que você aprender maneiras de enfrentar a situação sem fumar. Verifique com seu médico se esses sentimentos durarem mais de um mês.
  • Faça 10 respirações profundas e segure o último suspiro enquanto acende um fósforo. Expire lentamente e apague o fósforo. Finja que é um cigarro e coloque-o no cinzeiro.
  • Dar um passeio. O exercício pode melhorar seu humor e aliviar a tensão.
  • Tome uma ducha ou banho.
  • Aprenda a se acalmar rápida e profundamente. relaxar. Pense em uma situação tranquila e agradável e imagine-se lá. Esqueça tudo por um momento. Concentre-se apenas em um lugar tranquilo.
  • Acenda um incenso ou vela em vez de um cigarro.
  • Diga a si mesmo “não”. Diga isso em voz alta. Pratique várias vezes e ouça a si mesmo. Outras coisas que você pode dizer a si mesmo são: “Sou muito forte para apanhar de cigarros”, “Já sou ex-fumante” ou “Não vou decepcionar meus amigos e familiares”. E o mais importante: “Não vou me decepcionar”.
  • Nunca se permita pensar que “um cigarro não vai me machucar” porque vai.
  • Coloque um elástico no pulso. Toda vez que você pensar em fumar, estique-o e coloque-o contra o pulso para se lembrar de todos os motivos que o fizeram querer inicialmente parar. Então, lembre-se de que você nem sempre precisa do elástico para ajudá-lo a cumprir seus planos de parar de fumar.

Outras maneiras de se manter ativo

Você pode ter muita energia reprimida enquanto tenta largar o vício e ficar longe do tabaco. Quando estiver procurando algo para evitar o tabaco, pense em maneiras de ser ativo e produtivo, ou talvez possa tentar algo novo. Faça jardinagem ou trabalho doméstico. Organize ou limpe seu armário, quarto ou até mesmo todo o porão. Entre em um novo esporte ou hobby de que goste. Algumas dessas “distrações” também podem ajudar a evitar que você engorde depois de parar de fumar.

Procure atividades gratuitas ou econômicas. Você pode alugar um DVD para iniciantes de ioga, tai chi ou aeróbica; Ou talvez você possa pegar o DVD emprestado na biblioteca. Além disso, caminhar em um parque, shopping local ou na sua vizinhança é uma boa maneira de se manter ativo. Você perceberá com o tempo que essas coisas ficarão mais fáceis de fazer. Observe também que você pode respirar melhor a cada dia sem fumar.

Como se manter livre do tabaco durante as férias

Depois de parar de fumar, as próximas semanas podem ser difíceis para qualquer pessoa. Além disso, não fumar pode ser ainda mais difícil durante a temporada de férias, quando o estresse e a tentação de comer demais são os piores. Alguns esforços especiais podem ajudá-lo a comemorar os feriados sem ceder à vontade de fumar. Muitas dessas ideias também podem ser úteis ao longo do ano.

Comemore o fato de que você já é um ex-fumante e experimente estas dicas para ficar longe do cigarro:

  • Seja o anfitrião. Considere preparar um jantar em família para se manter ocupado. Fazer compras e cozinhar certamente tomarão muito do seu tempo. Se preferir ser nosso convidado este ano, talvez possa preparar um prato especial para levar para o jantar.
  • Não exagere! Por não fumar, você pode se sentir inclinado a exagerar nos feriados. Esteja ciente de quanto você pode comer e beber; pode ser fácil ceder às outras tentações. Se você exagerar, seja misericordioso consigo mesmo. Lembre-se que no próximo ano não será tão difícil.
  • Tente ficar longe do álcool. Beba água mineral sem açúcar (com gás), suco de fruta sem álcool, refrigerante ou cidra. Isso evitará a vontade de acender um cigarro enquanto bebe e também pode ajudar a prevenir o ganho de peso.
  • Evite alimentos altamente picantes e açucarados. Alimentos muito picantes e açucarados tendem a aumentar o desejo de fumar.
  • Coma lanches de baixa caloria. Lanches de baixa caloria, como cenouras, maçãs e outros lanches saudáveis ​​podem ajudar a satisfazer o desejo de mastigar sem adicionar quilos ou quilos ao seu peso.
  • Prolongue o tempo que você gasta com as refeições. Quando você come devagar e faz uma pausa entre as mordidas, a comida o satisfaz mais. Como sobremesa, coma uma tangerina, uma laranja ou nozes, algo que também manterá suas mãos ocupadas.
  • Mantenha-se ocupado em festas. Você pode participar como bartender, servir canapés e cumprimentar os convidados para ajudá-lo a ficar longe do cigarro. Se você sentir vontade de fumar, coloque algo diferente de um cigarro em sua mão. Um excelente substituto pode ser o palito de dente que serve para mexer as bebidas preparadas.
  • Recompense-se com algo especial. Comemore o fato de não fumar. Considere dar a si mesmo o que você tanto desejou.
  • Como lidar com a frustração. Qualquer frustração adicionada pode fazer você querer um cigarro. Leve seu livro ou revista de entretenimento favorito com você, leia seus e-mails ou envie uma mensagem de texto a um amigo enquanto espera na fila. Quando você sentir que vai perder o controle, pare e pense. Assuma o controle de si mesmo e converse com a pessoa ao seu lado na fila para pagar, ou comece a olhar o que você vai comprar.

Mais sugestões

Se você tiver um momento de fraqueza e recaída durante as férias, não entre em pânico. Respire profundamente. Lembre-se de seu compromisso de parar de fumar e de todas as razões para parar. Assuma o compromisso de retornar ao seu programa de cessação do tabagismo imediatamente. Destrua todos os cigarros que você tiver antes de tentar fumar outro. Tente descobrir por que a recaída ocorreu e aprenda com isso. Aqui estão mais algumas ideias que ajudaram os fumantes a largar o vício para sempre:

  • Viva um dia de cada vez. Ao acordar de manhã, prometa que não fumará um cigarro naquele dia. Um dia de cada vez torna tudo isso mais suportável.
  • Visualize sua vitória. Planeje com antecedência e pense em como você lidará com situações estressantes sem voltar a fumar um cigarro.
  • Dar um tempo. Os exercícios de relaxamento podem ajudar a aliviar a vontade de fumar. Respire fundo, segure por um momento e depois solte bem devagar. Ou levante-se e alongue-se enquanto respira fundo várias vezes. Lembre-se de que o desejo intenso de fumar é apenas temporário. Isso vai passar.
  • Exercício. A atividade física ajuda a aliviar a tensão e a vontade de fumar. O exercício também ajuda a perder os quilos extras.
  • Procure amigos que sejam ex-fumantes ou que não fumem. Amigos que pararam de fumar e aqueles que nunca fumaram podem ser aliados para ajudá-lo a se manter ocupado e longe do cigarro. Planeje um tempo com eles para explorar novos interesses que você possa gostar. Lembre-se de que você está aprendendo a se comportar como um não fumante e precisa encontrar novos lugares e atividades para substituir aqueles que giram em torno do fumo.