Gosta de andar de bicicleta e se preocupa com a saúde de sua próstata? Quer saber se é verdade que andar de bicicleta pode prejudicar a próstata? Então, esse artigo é para você!

Muito pequena e ainda muito subestimada pelos homens, a próstata parece só merecer atenção quando começa a dar problemas, e eles podem ser muitos e bem incômodos.

Para quem não sabe, essa glândula, do tamanho e forma de uma noz, faz parte do sistema reprodutivo masculino, ajudando a produzir o sêmen. O problema é que à medida que se envelhece, a próstata pode crescer e espremer a uretra, causando problemas urinários. Isso sem falar nos riscos de infecções, inflamação, próstata aumentada ou, até mesmo, câncer de próstata.

O problema é que ainda existem muitos tabus em torno desse assunto, por isso, muitos homens acabam vendo o problema se agravar, sem procurar ajuda médica.

Uma das dúvidas em relação à próstata, no entanto, é quanto a andar de bicicleta, se isso pode prejudicar, ou causar, algum problema.

Segundo um estudo realizado, em 2014, existem algumas dúvidas de que a próstata possa ser prejudicada pela atividade do ciclismo, e isso por falta de testes suficientes, que possam concluir o assunto.

Afinal, andar de bicicleta faz mal, ou não, para a próstata?

Como já foi dito, existe controvérsia sobre a bicicleta causar, ou não, problemas no sistema genito-urinário e o banco da bicicleta causar dormência na área genital, disfunção eréctil ou outras alterações.

O fato é que, ao andar por horas em uma bicicleta, a ponta do selim acaba comprimindo a próstata podendo levar a alterações na glândula.

Porém, consideram não haver estudos com um número suficientes de pacientes para poderem chegar a uma conclusão sobre o ciclismo ser, ou não, prejudicial à saúde da próstata.

Pacientes com problemas de próstata podem praticar ciclismo?

De acordo com a ciência, o ciclismo recreativo para pacientes com hiperplasia e câncer de próstata não é prejudicial, porém, se for levado como esporte, ou seja, se o paciente tiver que ficar horas sobre o selim, isso pode acabar agravando os sintomas, principalmente, em pessoas que sofrem de prostatite crônica.

Como evitar problemas de próstata

Assim como acontece com qualquer problema, é sempre melhor prevenir do que remediar, e essa prevenção pode se dar através da adoção de um estilo de vida saudável, com as seguintes medidas:

Você prevenir doenças de próstata usando o renova prost que é um suplemento natural que ajuda a prevenir, e ver as dicas abaixo que ajuda muito também.

  • Dieta equilibrada
  • Evitar a obesidade
  • O exercício físico regular

Lembrando que, na maioria das vezes, a incidência de problemas com a próstata devido a idade é inevitável, sendo, portanto, fundamental a ida ao médico de forma periódica, para que possa ter um diagnóstico precoce facilitando qualquer tipo de tratamento.

Vale saber que são recomendados exames periódicos com um urologista a partir dos 50 anos de idade, ou dos 40-45 anos, no caso de haver um histórico familiar de câncer.

É fundamental ter em mente que, seja qual for o problema na próstata, quanto mais cedo dor detectado, maiores chances terá de cura e de um tratamento rápido e eficaz.